sábado, 23 de abril de 2011

FAÇA UMA BOA REDAÇÃO

Dicas para Redação
Em primeiro lugar você deve ter em mente que “a prática leva à perfeição”, ou seja, se quiser escrever bem, então escreva, e muito. Quanto mais redações você fizer, mas afiado você estará. Além disso, outra regra importantíssima no que se refere à redação é a questão da argumentação. Para ter argumentos você precisa ter “conteúdo”, deve estar “antenado”, “ligado” em tudo o que acontece ao redor, no Brasil e no mundo. Ler jornais, revistas, assistir noticiários, saber onde buscar informações ou pesquisar determinado assunto é muito importante.

Não basta treinar, ter conhecimento, você precisa desenvolver um olhar crítico, saber posicionar-se sobre determinado assunto e defendê-lo com argumentos plausíveis, de modo a convencer o leitor de sua perspectiva.

Outra condição para obter êxito na sua redação é utilizar a norma culta. Por favor, se não souber como escrever ou tiver dúvidas sobre a grafia de determinada palavra ou expressão, troque por outra. Não corra riscos desnecessários. Não esqueça o título da redação, de usar parágrafos, da pontuação correta. Ao usar citações, expressões corriqueiras, comuns da oralidade, não esqueça as aspas. Fuja das redundâncias. Use a coesão e a coerência.

Quanto ao Novo Acordo Ortográfico, não se preocupe, o mesmo só será exigido oficialmente em 2012. Até lá estamos nos adaptando às novas regras. Aconselho você a fazer a prova toda aplicando as novas regras, mas, se ainda não estiver à vontade para isso, faça como antes. O importante é a questão da padronização. Não adianta começar a redação aplicando as regras e depois ignorá-las ou vice-versa. Ou você usa as novas regras na redação ou não. Decida, aproveite enquanto há opção!
Leia cuidadosamente a proposta de redação. Você já reparou que toda redação possui antes uma pequena prova de leitura e interpretação de texto? É a tal proposta. Dela partem os pressupostos para sua redação, é imprescindível compreendê-la corretamente para que assim você possa criar sua estratégia de escrita.

Falando em estratégia de escrita, no que se refere à redação dissertativa argumentativa, vamos às partes estruturais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Dissertar no dicionário Houaiss é “expor algum assunto de modo sistemático, abrangente e profundo, oralmente ou por escrito”. Dissertar é defender uma ideia. Portanto, você deve ter isso em mente desde o primeiro parágrafo. Deixe claro suas intenções. Qual é o assunto a ser discutido? O que você sabe sobre o assunto? Qual é a sua posição? Tudo isso deve ser pensado antes mesmo de começar a escrever sua redação. Lembre-se, você tem a missão de convencer o leitor, para isso precisa ter bons argumentos, argumentos palpáveis.

Tendo em mente o que está sendo pedido na proposta, seu conhecimento e posicionamento sobre o assunto, está na hora de colocar no papel. Verifique a quantidade de linhas exigidas na redação para que a sua não fique demasiadamente curta ou longa demais. Procure dividir os parágrafos de modo que fiquem mais ou menos padronizados, parecidos. Sua redação deve ter também uma boa estética.

Comece introduzindo o assunto já com um delineamento do seu posicionamento sobre o tema. Nos demais parágrafos você vai explicar seus argumentos, talvez possa lançar mão de alguma comparação, citação, conhecimento histórico ou geográfico, enfim, seu preparo prévio é que fará toda a diferença e norteará sua escrita na parte do desenvolvimento. O último parágrafo é a conclusão, nele você retoma a ideia central e encerra o texto, é o fechamento do assunto, o arremate.

Com certeza durante o ano você fará diversas redações. Peça ao seu professor de português para corrigi-las. Observe os pontos que você tem falhado ou tem maior dificuldade e procure melhorá-los. Escrever é uma arte e você pode desenvolvê-la e aprimorá-la. Só depende de você. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário