sexta-feira, 22 de abril de 2011

As dez coisas que vc ñ deve fazer no seu trabalho

10 coisas que não se deve fazer no trabalho

Thompson Cysneiros
Bem, como sabemos ao chegar numa empresa os profissionais tendem sempre a querer mostrar serviço e depois de um tempo eles podem perder um pouco de produtividade. Isso é normal, o problema é quando o novo colaborador quer ser a estrela do show. Baseado nesse tipo de situação refletiu um pouco sobre o que não se deve fazer ao entrar numa empresa. Seguem 10 coisas que observei como principais fatores de rejeição a primeira vista:
1. Não tente fazer tudo para agradar aos seus colegas e superiores – se você faz tudo não terá um foco e assim que a demanda de atividades estiver aumentado você ficará sobrecarregado e não conseguirá atender as demandas dos outros sendo assim os seus colegas acharão que você está fazendo corpo mole e não quer ajudá-los.
2. Não atrapalhe o trabalho do seu colega – entenda que em uma equipe você tem que ajudar e não atrapalhar. Isso é importante, pois dessa forma as pessoas irão entender que você está para auxiliar e ajudar a atingir o resultado.
3. Não dê ideias inalcançáveis para seu chefe, avalie sempre! – mesmo sendo uma boa ideia talvez não seja a hora e seu chefe pode entender que a situação é tão ruim que nem aquela ideia ele pode implementar.
4. Não critique o trabalho do seu colega ou chefe – mesmo que você seja uma pessoa muito próxima o outro pode achar que você está querendo se sobressair sobre ele ou o está desqualificando. Em caso de ser solicitada a sua opinião é importante mediar uma reflexão e nunca apontar o erro diretamente, assim você evita interpretações erradas e faz com que a pessoa exerça o senso de criticidade.
5. Nunca dê ordens diretas para seus subordinados – eles sempre acharão que você é um mandão e não tem ideia do que está fazendo. Sempre traga o que se está precisando a tona e reflita sobre os pontos positivos que a ação trará para todos. Assim você alivia a tensão e todos colaboram na execução.
6. Não confie totalmente na primeira opinião que lhe é passada – como todos temos uma interpretação diferente de vários acontecimentos o melhor é sempre consultar outras opiniões e confrontar os pontos levantados por todos. Isso mostra um senso de justiça na equipe. Mas tome muito cuidado ao solicitar as demais opiniões, as pessoas podem achar que você não confia nelas e isso é um fator crítico para partilha de equipe.
7. Nunca fale com o chefe antes de conversar com seu colega em caso de erro – mesmo que o erro seja muito grave é importante entender o porquê está acontecendo aquilo e tentar chegar a uma solução antes de passar o problema a frente. Seus colegas podem achar que você é um dedo duro e não mais confiarão estar em sua presença ou conversar com você no ambiente de trabalho.
8. Não perca a cabeça ao levar uma bronca do chefe – tente sempre entender o que está acontecendo, reflita sobre suas ações e depois converse novamente com ele. Saiba que se ele reclamou sobre algo foi porque reclamaram dele e como seu trabalho reflete nele. É importante sempre solicitar uma opinião de suas ações para o chefe, antes de tudo venha à tona e o tonel esteja cheio.
9. Não deixe seu canto de trabalho desorganizado – seus colegas podem achar que já que você não tem organização com seu espaço irão fazer reflexões com sua pro ação profissional. Organizar sempre é o ideal e manter os arquivos e informações que seus colegas também utilizam sempre em local de fácil acesso, isso evita o falatório de que você não passa as informações.
10. Nunca jogue para o seu colega o que você já fez por ele – isso pode ser interpretado como se você só tivesse feito tal ação para receber favores posteriores. É importante em momentos de conflitos mostrarem os resultados e não os defeitos buscando sempre assim uma reflexão das ações.
Engraçado que ao listar essas 10 coisas, foram percebendo que existem outras 1.000 coisas que não se deve fazer no trabalho. Apenas listei algumas que achei prioritárias e que percebi no ambiente de trabalho. O importante é sempre ser colaborativo e executar as atividades apresentando ideias e trazendo para reflexão todos os problemas que se apresentam no ambiente de trabalho.

Motivação e Orgulho!
“A motivação vem de dentro de você, assim como seu orgulho, seus sentimentos de realização e suas crenças”. *
Havia um menino que jogava futebol regularmente, mas nunca se destacava. Enquanto treinava, seu pai ficava à sua espera do outro lado do campo.
O campeonato começou e, ao longo uma semana, o menino não apareceu para treinar nem para as quartas-de-final nem para a semifinal.
No dia do último jogo, ele apareceu e disse ao técnico: “Você sempre me deixou na reserva, nunca me deixou jogar. Mas, por favor, deixe-me jogar hoje”.
- Sinto muito, rapaz. Não posso deixá-lo jogar. Há outros no time melhores que você e, além do mais, estão treinados e estamos na final do campeonato. A nossa reputação está em jogo e não posso me arriscar escalando você.
- Por favor – implorou o menino -, prometo não decepcionar. Eu lhe peço, deixe-me jogar.
O técnico nunca tinha visto o menino fazer um pedido assim com tanto fervor e acabou concordando. – Está bem, você vai jogar, mas lembre-se: estou indo contra meu critério e a reputação do nosso time está em jogo. Não me decepcione.
O jogo começou e o menino jogou como nunca… Chegou a marcar dois golaços e desnecessário dizer que foi a estrela do jogo. O time obteve uma vitória espetacular e sagrou-se campeão.
Quando o jogo acabou, o técnico lhe disse: “Como posso ter me enganado tanto? Nunca vi você jogar desse jeito. O que aconteceu? Como pôde jogar tão bem?”.
- Meu pai estava me vendo jogar hoje – respondeu o menino.
O técnico virou-se e olhou para o lugar onde o pai do menino costumava ficar. Não havia ninguém ali.
- Seu pai costumava sentar-se ali quando você vinha treinar, mas hoje não o estou vendo.
- Há algo que nunca tinha contado – explicou o menino. – Meu pai era cego. Na semana passada ele morreu. Hoje, é o primeiro dia que ele me vê lá de cima.
Orgulho, dignidade e reconhecimento são as grandes ferramentas da motivação do ser humano que com elas busca resultados impossíveis e sabe que isso proporciona a verdadeira auto realização, maior que qualquer outro sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário