sábado, 14 de maio de 2011

SONO


Dormir bem melhora as atividades realizadas durante o sono
O sono é um estado de desligamento do organismo com o meio externo que ocorre pela pausa temporária das atividades perceptivo-sensorial e motora voluntária nas regiões cerebrais. Neste período ocorrem diversos estímulos fisiológicos e comportamentais no sistema nervoso central fazendo com que esse estado assuma extrema importância para a vida.

O sono é dividido em dois estágios:

O sono NREM é descrito como a fase da atividade cerebral que ocupa aproximadamente 75% do tempo do sono. É dividido em períodos de vigília, sonolência, sono leve e sono pesado. O sono pesado ao ser finalizado é diminuído passando de volta para o estágio do sono leve e para o estágio de sonolência. Esse período marca o início do estágio REM.

O sono REM é também conhecido como sono paradoxal. Nesse período os sonhos ocorrem carregados de emoções fortes finalizando a atividade cotidiana.

Durante o sono o organismo exerce funções cardiovasculares, endócrinas, muda o ritmo da respiração, regula a temperatura corporal e ocorrem ainda funções sexuais como as ereções. A diminuição do período do sono pode provocar envelhecimento precoce, falta de vigor, desequilíbrio corporal, acúmulo de gordura, falta de insulina, cansaço, diminuição do tônus muscular, obesidade e outros.

Para se ter uma boa noite de sono é importante determinar um horário para dormir e para acordar, a fim de estabilizar o relógio biológico do organismo, deitar num local fresco e tranqüilo, não realizar atividades físicas no período de quatro horas que antecede o sono e não tomar medicamentos sem prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário