Curiosidades sobre Tiradentes
Por Revista Nosso Amiguinho Abril 2011
O que foi a Conjuração Mineira?
Foi um movimento ocorrido em 1789. Seu principal objetivo era livrar o Brasil de impostos, cada vez mais pesados. Os líderes pretendiam ver nosso país liberto do domínio de Portugal e, reunidos em Vila Rica (hoje, Ouro Preto), em Minas Gerais, deram início a essa revolução. Seu tema era “Libertas Quae Sera Tamen”, que quer dizer “Liberdade ainda que tardia”.
Como era a aparência de Tiradentes?
Na verdade, seu rosto nunca foi conhecido. Entretanto, registros afirmam que ele era alto, magro e muito feio. E, ao contrário das figuras que estamos acostumados a ver, Tiradentes provavelmente não tivesse barba nem cabelos longos. Ele era militar. O máximo que lhe era permitido era ter bigode. Além disso, tendo estado preso, é possível que seus cabelos e barba tenham sido completamente raspados para evitar piolhos. A imagem que conhecemos de Tiradentes surgiu com a República, na intenção de associar Tiradentes a Jesus Cristo.
Qual era o verdadeiro nome de Tiradentes?
Tiradentes era o nome pelo qual era conhecido Joaquim José da Silva Xavier. Ele era oficial do exército, mas também atuava como dentista, o que lhe rendeu o apelido. Tiradentes foi um dos líderes da Conjuração Mineira, uma das principais revoluções do Brasil.
Para que o povo visse como era perigoso se revoltar contra o domínio português, Tiradentes foi enforcado em 21 de abril de 1792 e se tornou mártir da independência, um herói nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário